Skip to main content

O que é AIDC e qual é a sua importância?

∙ Administrador

Conheça a Identificação Automática e Captura de Dados: desvendando o mundo da eficiência tecnológica para o seu negócio

Se você procura agilidade e ganho de produtividade para o seu negócio, conheça essa tecnologia que vem ajudando grandes varejistas a aumentar e controlar suas vendas de forma eficaz. Continue lendo para saber mais sobre AIDC.

A Identificação Automática e Captura de Dados (AIDC) representa uma revolução no modo como as organizações gerenciam informações. Neste artigo, exploraremos o que é AIDC, suas principais tecnologias e a importância crescente dessa abordagem no cenário empresarial moderno.

Mas, o que é, de fato, AIDC?

A Identificação Automática e Captura de Dados refere-se a um conjunto de tecnologias que permitem a identificação e coleta de informações de forma automática.

Isso inclui códigos de barras, RFID (Identificação por Radiofrequência), OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) e outras tecnologias que automatizam o processo de entrada de dados.

É uma tecnologia que entrega valor. Um conjunto de tecnologias que permitem a automação de processos industriais através de leitura e captura de códigos de barras, ou seja, código de barras convencional, etiquetas inteligentes (RFID), um código 2D, capturar informações em campo com equipamentos como coletores de dados ou equipamentos mobile como os smartphones corporativos que usamos para fazer a captura de dados.

As soluções de AIDC são compostas por: coletores de dados, impressoras térmicas de etiquetas, leitores de código de barras, entre outros equipamentos que estão ligados a essa solução de tecnologia.

E o que compõe uma solução de AIDC?

Podemos classificar a solução em AIDC em 4 grupos, veja a seguir:

  • Serviços;
  • Equipamentos;
  • Softwares;
  • Suprimentos.

 Quais são as principais tecnologias AIDC?

Podemos destacar três principais, confira abaixo:

  1. Códigos de Barras: os códigos de barras funcionam e sua ampla aplicação em diferentes setores.
  2. RFID:  tags RFID para identificação sem contato, rastreamento de ativos e gerenciamento de estoque.
  3. OCR: reconhecimento óptico de caracteres é utilizado para digitalizar e interpretar informações de documentos impressos.

Qual é a importância da tecnologia AIDC?

A tecnologia AIDC é muito importante para a eficiência operacional nas empresas de todos os segmentos. Ao automatizar a identificação e coleta de informações através de códigos de barras, RFID e OCR, ela reduz erros, aumenta a precisão e melhora a velocidade dos processos ganhando tempo e aumentando a produtividade.

Essa tecnologia é fundamental em setores como logística, saúde e varejo, trade marketing e força de vendas, agronegócio, utilities e contratos de manutenção, proporcionando rastreabilidade, otimização de estoques e uma significativa redução de custos.

A AIDC não apenas aprimora a eficiência, mas também contribui para a tomada de decisões informadas, impulsionando a competitividade e a inovação da sua empresa.

Conheça, a seguir, os principais benefícios para o seu negócio:

  • Precisão e Eficiência: a automação reduz erros associados à entrada manual de dados.
  • Rastreabilidade: ela permite rastrear produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos.
  • Redução de Custos: a automação dos processos de coleta de dados resulta em economia de tempo, recursos e um ganho relevante em produtividade.

Veja agora, em quais áreas a tecnologia AIDC pode ser aplicada na prática:

Varejo: a tecnologia AIDC é utilizada para agilizar o checkout, gerenciar estoques e melhorar a experiência do cliente no PDV.

Logística e Cadeia de Suprimentos: otimiza processos logísticos, reduzindo erros e melhorando a eficiência.

Saúde: ela pode ser utilizada na aplicação de códigos de barras e RFID na gestão de registros médicos, rastreamento de medicamentos e identificação de pacientes.

A Identificação Automática e Captura de Dados está moldando a forma como as empresas trabalham, proporcionando eficiência, precisão e vantagens competitivas. Ao compreender as tecnologias e suas aplicações práticas, as empresas podem se posicionar na vanguarda da inovação, preparando-se para um futuro cada vez mais automatizado.

Sem uma prestação de serviços adequada de AIDC, seu projeto pode não dar certo ou não funcionar corretamente, por isso uma prestação de serviços em AIDC é tão importante e essencial neste processo, sabe por quê?

Porque a sua empresa precisa de uma rede de infraestrutura digital bem estruturada para suportar essa tecnologia. Por isso, os serviços de pré-venda, pós-venda e implementação são tão importantes para que a infraestrutura seja dimensionada corretamente.

Se você ainda ficou com alguma dúvida, não se preocupe!

Entre em contato conosco e conheça as soluções em AIDC que a Prime Interway tem para a sua revenda. Nosso portfólio é completo e com diversas opções de produtos e serviços. Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Artigos recentes

Tablets Robustos: Entenda a Importância destes Produtos no Ambiente Industrial

A crescente na tecnologia contribui diretamente para a evolução das mais diversas operações industriais. Este fato, no entanto, não deixa...
Escrito por Administrador.

Infraestrutura Digital para Automação Comercial: Impulsionando o Futuro dos Negócios

A automação comercial é mais do que uma tendência; tornou-se uma necessidade para impulsionar a eficiência operacional e melhorar a exper...
Escrito por Administrador.